Descrição Geral
Nome Popular: Comigo-ninguém-pode ou difembáquia.
Características: Herbácea perene, ereta, originária da Colômbia e Costa Rica.
Extremamente popular no Brasil, usada nas entradas das casas como planta protetora de más energias. Existem diversas variedades hortícolas.
Planta tóxica: Se ingerida provoca vômitos, diarreia e paralisia temporária da língua.
Porte: De 20 a 50 cm de altura.
Ciclo de vida: Perene.
Necessidades básicas:
Iluminação: Deve estar sempre protegida do sol direto. Gosta de lugares sombreados e frescos protegidos dos ventos e do frio.
Rega: O solo deve ser mantido úmido. As regas devem ser feitas de 2 a três vezes por semana, evitando deixar o pratinho com água. Quando regar deixe a água sair por completo pelos buracos do vaso para que a planta não fique sobrecarregada de água.
Substrato: Deve ser plantada em terra rica em compostos orgânicos e húmus.
Adubação: Deve-se usar farinha de peixe ou torta de mamona e NPK rico em N.
Cuidados:
Poda: Não é necessário fazer poda, somente a limpeza periódica do vaso ou canteiro, retirando-se as folhas secas e amarelas com um estilete. Tome sempre cuidado com o manuseio e evite machucar o caule da planta.
Método de propagação ou replante: Multiplica-se por estacas, as quais são obtidas quando a planta torna-se adulta. Dividindo-se o caule em pequenos pedaços e estaqueando-as no próprio local ou em outro vaso. Pode ser feito em qualquer época do ano.
Dados extras: Segundo a crendice popular, esta planta perene possui o dom de afastar ?olho gordo?. Na maioria das vezes é plantada na porta de casa para absorver as energias negativas de pessoas ?mal intencionadas? que cruzam a entrada principal. Nestes casos elas murcham ou secam e chegam até a morrer da noite para o dia.
Ficha técnica
Código |
0000000000252 |
Código de barras |
7890291093705 |
Categoria |
Plantas Vaso Ou Saq |