Descrição Geral
Nome Científico: Rhododendron simsii.
Nome Popular: Azaleia, azaleia belga.
Características: Grande grupo de arbustos lenhosos, muito floríferos, originário da China.
Porte: De 1 à 2m de altura.
Ciclo de vida: Perene.
Flores: Flores de diversas cores, brancas, vermelhas, róseas, simples ou dobradas. Surgem no outono e inverno.
Necessidades básicas:
Iluminação: Os vasos podem ser dispostos em lugares externos como em lugares internos, desde que sejam evitados lugares com correntes de ar. Para um bom desenvolvimento é preciso que a Azaleia fique no mínimo 4 horas no sol direto, mas prefira o sol da manhã ou o do fim de tarde.
Rega: Deve-se manter o substrato ou a terra do vaso, sempre úmido, mas não encharcando. Regue de maneira que fique úmido uniformemente, sem molhar as folhas. Procure não deixar água acumulada no pratinho.
Substrato: As azaleias preferem solos ácidos e férteis.
Adubação: Recomenda-se usar o NPK4-14-8. Uma vez ao mês.
Cuidados:
Poda: Só pode ser feita após o período de florescimento. Depois da floração, a poda é uma boa medida para estimular o surgimento de novos brotos e garantir uma próxima florada bem exuberante. Aproveite para fazer uma boa limpeza na planta, retirando as flores murchas e as folhas amarelas. Assim que terminar a floração das azaleias, retire os galhos em excesso e corte as pontas dos outros galhos, até chegar ao formato e tamanho que você quiser. Para aumentar a próxima floração, elimine as pontas de todos os galhos que floresceram este ano.
Método de propagação ou replante: Sua multiplicação se dá por estacas de galho ou propagação por sementes: As cápsulas das sementes devem ser coletadas após a queda dos frutos (apresentam coloração amarronzada). Devem ser armazenadas a seco para que se abram. Se desejar armazenar por um período maior, deve-se baixar a temperatura do local de estocagem para 14ºC. As sementes germinam satisfatoriamente em substrato de esfagno ou vermiculita sobre uma mistura de areia. Deve-se semear de modo usual, mantendo uma boa luminosidade durante o processo de germinação das sementes. A temperatura ideal para germinação é de 21ºC durante o dia, e 13ºC durante a noite. A germinação geralmente ocorre dentro de 30 dias.
Dados extras: Para manter as Azaleias sempre limpas, retire folhas velhas e corte as hastes compridas e desalinhadas. Como a azaleia é muito sensível á falta de água, jamais deixe de regá-la. Se isso acontecer e as flores murcharem, mergulhe por alguns minutos a azaleia em um recipiente com água até a altura do vaso, sem deixar molhar as flores e folhas. Depois, retire-a do recipiente e deixe escorrer todo o excesso de água, sempre removendo a que acumulou no pratinho. É uma planta que pode ser exposta ao Sol compondo jardins, mas necessita ter sua terra sempre úmida. Floresce no período entre o outono e inverno.
Ficha técnica
Código |
0000000001299 |
Código de barras |
7896553642469 |
Categoria |
Flores Variadas |